Chaminé Inexistente ou Inadequada em Aquecedor.

Chaminé Inexistente ou Inadequada em Aquecedores

 

 

 

 

Aproxima-se o inverno, e com ele dias muito frios. Em certas regiões do país sequer se ousa manter abertas frestas em janelas, principalmente em apartamentos de andares elevados dos edifícios, com franca incidência de ventos gelados. Esta situação, ocorrendo em ambientes onde estão instalados equipamentos a gás, em especial os aquecedores a gás, pode ser fatal.
Somente no município de Curitiba, nos últimos cinco anos, foram oficialmente registradas 27 mortes de moradores de apartamentos causadas por erros na instalação e funcionamento de aquecedores a gás!

Como o assunto envolve conhecimentos técnicos, nem sempre o morador está devidamente informado dos riscos que pode estar correndo dentro do seu próprio apartamento. Para evita-los é aconselhado promover uma inspeção nos equipamentos a gás existentes e nas condições de ventilação dos ambientes em que estão alojados.

A melhor ação, neste caso, é preventiva, no sentido de se verificar se todos os equipamentos a gás, em especial os aquecedores de água dos apartamentos, seguem certas condições de segurança ligadas à correta instalação e operação, atendendo a requisitos determinados nos manuais de instalação dos respectivos fabricantes. Todos esses requisitos estão reunidos em norma técnica da ABNT, a NBR 13103:2006 “Adequação de ambientes residenciais para utilização de aparelhos que utilizam gás combustível”, cuja linguagem pode não estar acessível à maioria das pessoas sem formação técnica.

Entretanto, os itens mais importantes são de fácil verificação e podem ser checados pelos próprios moradores. Todos os equipamentos residenciais que utilizam gás combustível canalizado, seja ele o gás natural (GN) ou o gás liquefeito de petróleo (GLP) e, principalmente fornos, fogões, secadoras, churrasqueiras, lareiras, calefatores de ambiente e aquecedores de água a gás, obtêm calor a partir de sua queima.


A queima do gás é uma reação química de combustão dele com o oxigênio presente no ar atmosférico, geralmente tomado do próprio ambiente onde o aparelho está instalado.

Nossos Clientes